quinta-feira, 26 de abril de 2012

Dia Nacional de combate a Hipertensão Arterial

Dia nacional de combate a Hipertensão arterial

Em 26 de abril, comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A Hipertensão, também chamada de pressão alta, é uma a doença que eleva a pressão arterial, e sua frequência tem aumentado muito no mundo moderno. Um estudo feito em 2004,observou que cerca de 35% da população brasileira acima de 40 anos são hipertensas. Segundo os dados do DATASUS em 2007, houve registro de 29,4% de mortes devido à doenças cardiovasculares.

Os critérios médicos que definem a hipertensão são quando o paciente apresenta pressão arterial acima dos 140 por 90 mmHg. Os sintomas são geralmente dores de cabeça, tonturas, cansaço, enjoos, falta de ar e sangramentos nasais. Porém também há chances da doença ser assintomática. Fatores com idade, sedentarismo, excesso de peso, consumo excessivo de sal, estresse, tabagismo entre outros, algumas drogas também podem levar ao aumento de pressão.

Para se prevenir é preciso diminuir o consumo de sal e bebidas alcoólicas, ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente, não fumar e controlar estresse.

Diante desse quadro de crescimento da doença, destaca-se a importância da atuação do Nutricionista que é o único profissional capacitado para elaborar dietas que irão não apenas controlar a HA, como preveni-la. No mundo moderno a atenção à alimentação está em foco, já que as doenças de fundo alimentar têm aumentado, ganhando lugar de destaque nos debates à cerca da promoção da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário